Meu Top 10 The New Blaxploitation


por @AdamsDamas

Todo mundo sabe o que é ou o que foi o Blaxploitation, não sabe? Um movimento que tomou a TV e o Cinema nos anos 1970 e deu voz e rosto aos negros e negras estadunidenses.

Atrizes, atores e diretores negros juntaram-se e faziam produções para o público negro. Filmes como Shaft, Foxy Brown, Cleopatra Jones, Superfly e até Blacula deu não apenas visibilidade, mas também oportunidade de uma classe que viveu – e ainda vive – uma dura perseguição e segregação mesmo que os E.U.A. seja conhecido como a terra da liberdade.

Olhando para o Brasil, parece ser difícil acreditar que poderemos um dia ver mais negros e negras, seja na telinha ou na telona, interpretando qualquer outro personagem que não um escravo, uma empregada, um traficante... Iniciativas como a Afroflix são poucas, mas já dá pra ter alguma esperança!

Apesar do boom daqueles anos 70 ter se diluído com o passar do tempo com uma produção aqui outra ali, contudo, esses últimos anos, séries e filmes com negros e temáticas negras tem aumentado de maneira significativa.

Listei aqui apenas dez séries que assisti e que me chamaram a atenção, não somente por ter atores negros protagonizando-as, como também, por trazem temas que fogem do lugar comum... para negros ao menos.

E deixe lembra-los que só listei séries que realmente assisti e gostei! Caso você desavisado e desavisada tenha sentido falta de alguma, não hesite em deixar sua opinião nos comentários (sei que ninguém vai comentar nada, mas o aviso está dado!).




10 – THE GET DOWN


Produção e caracterização impecável. Atores e atrizes ótimos. E caso você está se perguntando o porquê de estar aqui apesar de tudo isso, The Get Down acabou de estrear e torço pra que melhore mais ainda. E vejam só: a série se passa exatamente na década do Blaxploitation!

9 – LUKE CAGE


Também estreante da mesma Netflix de TGD não deixa de ser uma ótima produção. Em um meio onde há pouquíssimos heróis e heroínas negros a importância de existir uma série do Luke Cage é enorme. Ele pode ser o Shaft dessa geração e Mike Colter tem carisma pra tal!

8 – EU, A PATROA E AS CRIANÇAS


Lembram quando mencionei do lugar comum? My Wife and Kids no original faz isso! Um sitcom bem humorado sobre uma família de classe média dos Estados Unidos. Tenho quase certeza que mesmo negros que lessem apenas um trecho desse parágrafo, sequer imaginassem uma família negra nessa situação. Precisamos sempre de séries como essa.

7 – TODO MUNDO ODEIA O CHRIS


Biografia autorizada e satirizada de Chris Rock veio de certa forma dar continuidade ao que disse sobre My Wife and Kids! Fez sucesso na terrinha do Chris e, surpreendentemente – pra mim, eu acho, um grande sucesso aqui também! Parece que brancos e negros se identificaram com as desventuras dessa família contrariando o título. Sim, precisamos ainda de mais séries como essa!

6 – SLEEPY HOLLOW


Uma das minhas preferidas trouxe uma grata surpresa! Enquanto outras séries tem sempre, na maioria, personagens brancos – homens e mulheres – e apenas um, ás vezes dois negros, em Sleepy Hollow é o contrário! Além do elenco ser majoritariamente negro, uma das protagonistas é uma mulher. Negra, caso não tenha percebido! Inovadora de certa forma e espero que continue um pouco mais.

5 – UM MALUCO NO PEDAÇO


Will Smith era apenas um rapper conhecido como Fresh Prince antes de ser catapultado para o estrelato devido a esta série. Teve ótimas 6 temporadas e, na época, fez um sucesso parecido com Todo Mundo Odeia o Chris por aqui. As manhãs de domingo nunca mais foram as mesmas. E o tio Phil (James Avery) sempre deixará saudades.

4 – LUTHER


Idris Elba é o cara! Deve ter sido por causa dessa série que o cotaram para ser o próximo James Bond. Pra quem ainda não viu, Luther é uma espécie de Shaft inglês com casos que nem sempre se sai inteiramente são depois de resolvê-los. Produção com a qualidade da BBC vale a pena dar uma olhada.  

3 – EXTANT


Série de FC que traz uma excelente Halle Berry em plena forma como uma astronauta. Não vou dar uma de chorão mais uma vez por aqui pela série ter se encerrado cedo – leia este e este post – mas cara... Será que o pessoal não podia ter uma pouco mais de paciência? É mais um cult, fazer o quê!

2 – HOW TO GET AWAY WITH MURDER


Essa série poderia ser totalmente diferente se tivesse outra atriz no lugar de Viola Davis. Não é por ela ser negra, é por ela ser Viola Davis! Assistam e vão saber por quê! HTGAWM ainda traz no elenco mais dois negros, uma latina e um gay, diversificando e equilibrando mais as tramas. Parece ser uma nova tendência por lá e espero que se mantenha.

1 – EMPIRE


Quem já viu Empire deve ter percebido que se trata do bom e velho novelão americano, todavia, a música é muito boa e Taraji P. Henson e Terrence Howard parecem competir pra ver quem vai roubar mais a cena! Fora que é muito legal ver os bastidores dessa indústria musical norte-americana e do que é feita sua Black Music! Sem meios termos.

As TVs abertas daqui parecem sempre achar espaço para as comédias negras (pra facilitar usarei esse termo), mas para os dramas, pelo menos, nunca vi!
Não posso deixar de mencionar que houve iniciativas Globais de dar espaço para temáticas negras com séries como Subúrbia, Cidade dos Homens, O Sexo E As Negas e Antônia.

O lamentável é que são produções esporádicas onde apenas um canal de televisão se propõe a fazer.

É o que falta por aqui: mais filmes, minisséries, novelas – que seja – com mais atores e atrizes negras... sempre! Como disse o próprio Chris Rock no discurso do Oscar, só precisamos de mais oportunidades.



Nos vemos
.  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Meu Top 10 Elas