Meu Top 10 Elas
por @AdamsDamas
Acredito que muitos de vocês já devem ter ouvido aquela máxima: “por trás de um grande homem, há sempre uma grande mulher”! Esse ditado, dito por anos a fio sem percebemos, carrega uma mensagem subliminar dizendo onde a mulher deve ficar e ponto. Mas as coisas estão mudando.
De uns tempos pra cá, as mulheres tem mostrado que
não apenas devem, mas podem ficar a frente dos homens, ou mesmo do lado, ou então
se gostarem atrás deles, por que não? Quem escolhe são elas.
No cinema, personagens como Katniss, Furiosa e Rey vem demostrando que podem resolver
a parada sozinhas sem precisar esperar a ajuda de qualquer marmanjo metido a
garanhão!
Os filmes com heroínas do mesmo calibre de um Rambo são poucos, mas tem aumentado. Mas
na TV foi sempre diferente.
Em contrapartida, séries com protagonistas femininos
sempre existiram na telinha não é de hoje. Desde os primórdios com Lucy, A Feiticeira e Jennie,
tratando-se de produções norte-americanas, as mulheres conquistaram seu espaço.
Por aqui, como a produção de seriados é míngua,
quase não vemos uma mocinha resolvendo o perigo e não nele esperando ser salva!
Fiz um top 10 com as melhores séries de todos os
tempos – deixe-me frisar – QUE EU ASSISTI! Mesmo sendo um aficionado, é
humanamente impossível pra mim ver tudo e todos. Portanto, caso haja alguma
série que você desavisado e desavisada acha ser relevante, não hesite em citá-la
nos comentários. Eu aceito de sugestões a reclamações – mesmo!
Então, vamos a Elas!
#10 As Panteras
Eu era muito pequeno e talvez por isso não tenha
sentido o impacto que acredito que deve ter sido ver apenas três lindas
mulheres resolverem todo o tipo de crime em uma época que o machismo dominava –
acredite – bem mais que agora.
#9 Mulher-Maravilha
Com certeza foi a Mulher-Maravilha de Lynda Carter que abriu as portas para uma nova geração de mulheres na TV como a já citada As Panteras e Mulher-Biônica. Além de tudo era um personagem de quadrinhos ganhando as telas; coisa rara naqueles tempos.
#8 Supergirl
Vejam vocês Supergirl é apenas a terceira personagem feminina das HQs a ganhar uma série própria! Antes dela somente Mulher-Maravilha e Witchblade (alguém além de mim assistiu?). Teve aquela versão das Aves de Rapina, mas fazemos bem em esquecer. Os caras que produzem Flash e Arrow estão acertando a mão aqui! E conta com personagens clássicos como Caçador de Marte e Tornado Vermelho, quem diria!
#7 Jessica Jones
Nunca imaginei, e talvez ninguém mais, que alguém aproveitaria uma personagem de um selo undergroud adulto da Marvel para uma adaptação para a TV. Mas Deus criou a Netflix e agradecemos todos os dias por isso! Caso estranhem a posição é porque estreou agorinha e tem muito para desenvolver ainda, espero!
#6 Xena – A Princesa Guerreira
Não sei se foi com surpresa que todos receberam um spin-off de Hércules protagonizado por uma guerreira princesa, mas os produtores acertaram em apostar em Lucy Lawless. A série é cultuada até hoje e houve rumores de um possível reboot. Talvez uma minissérie ou alguns longas para a TV fosse mais bacana. Vamos ver...
#5 Alias
Uma das boas novidades da telinha, Alias misturava um pouco de ação, drama, romance, espionagem e FC. Teve o mérito de projetar para o mundo três pessoas: Jennifer Gardner, Badley Cooper e J.J. Abrams. Jennifer fez depois aquele filme estranho da Elektra e se casou com Ben Affleck; Badley subiu na vida com filmes como Esquadrão Classe A e a trilogia Se Beber Não Case; J.J. coproduziu Lost, dirigiu Missão Impossível 3 e Star Wars – O Despertar da Força. Escolhas são escolhas galera, mas Alias foi muito bom!
#4 Buffy, A Caça-Vampiros
Não havia nada parecido com Buffy na época que foi lançada e com certeza foi isso que ajudou no seu sucesso. Fora os roteiros ágeis e os diálogos cheios de ironia, às vezes, com alguma acidez que um ainda quase desconhecido Joss Whedon destilava a torto e direito. Fez história e deixou saudades. Quem sabe se um reboot vem por aí...
#3 Extant
Vivo citando essa série vez ou outra aqui no blog porque ainda não me conformo como cancelaram uma produção tão boa só na segunda temporada! Steven Speilberg produzia e Halle Berry – ganhadora de um Oscar – protagonizava, mas nem isso foi suficiente. O jeito é esperar que voltem com a série o quanto antes. Tô quase fazendo uma petição!
#2 How To Get
Away With Murder
Comecei a acompanhar a série agora para ver porque Viola Davis tem ganhado prêmios e é tão elogiada. E não me arrependi! Viola carrega a série nas costas (foi um elogio, se não ficou claro) e só não está na primeira posição por uma questão técnica minha. Caso ainda não tenham visto, recomendo!
#1 Fringe
Não sei se foi essa a ideia dos caras, mas Fringe parece uma HQ que foi adaptada para a TV. J.J. Abrams coloca mais uma vez uma mulher a frente de uma equipe basicamente só de homens. E olha que antes mesmo de Alias ele havia criado Felicity; e depois colocou Rae a frente de Star Wars. O cara não é bobo não! Fringe foi uma da melhores séries de FC que eu já vi depois de Jornada nas Estrelas (que por sinal J.J. revitalizou) e Arquivo X e por isso mereceu meu primeiro lugar. Sei não, mas acho que cabe uma sequência hein!
Digo e repito: caso haja alguma série que eu não
tenha mencionado, não hesitem em citá-la nos comentários.
Até a próxima.


Comentários
Postar um comentário