Meu Top 10 Séries DC



por @adamsdamas

Muito bem, como prometido, aqui estão minhas séries preferidas da DC em ordem de... bom, preferência!

Essa coisa toda de heróis de quadrinhos adaptados para a TV e cinema começou a pouco mais de dez anos e não parece que vai terminar tão cedo, apesar dos contras.

Se a Marvel é hoje sinônimo de cultura pop; ou não exagerando tanto: cultura HQ (pensei nisso agora!), dominando  os cinemas neste quesito, na telinha a Distinta Concorrência é que dita as regras!

É claro que é só opinião minha, contudo, todavia, as séries mais bem sucedidas, em termos de audiência, têm sido sim da editora do azulão.

Porém, toda regra tem uma exceção e, pro lado da DC, foi Constantine, até agora, o grande fracasso na TV.

Mas os caras não querem perder espaço pra ninguém e já anunciaram cinco novas séries baseadas em seus personagens, além de um canal de streaming exclusivo para suas produções.
Tirando Watchmen que vai rolar na HBO, e Batwoman, que sairá do crossover do Arrowverso, Monstro do Pântano, Patrulha do Destino e Titãs - que vai estrear daqui a pouco - estarão no DC Universe.

Mas chega de enrolação e vamos às séries que já estão aí fazendo nossa cabeça!


10 Lucifer



Essa, assim como Constantine, chegou muito perto de ser cancelada. A primeira temporada até que ficou interessante, mesmo com a velha fórmula das séries policiais da TV americana. A segunda quase seguiu a mesma toada, mas levando com mais humor o que seria toda a terceira temporada - a mais longa e cansativa! Mesmo com o eterno Superboy, Tom Welling, como atrativo; e Tom Ellis, carregando a série nas costas, Lúcifer só não foi cancelada por causa do nosso Deus Ex Machina preferido, Netflix! É esperar pra ver se vai voltar aos eixos ou não!

Leia: Eles Estão Entre Nós

9 Legends of Tomorrow



Se tem uma em que apostei meu anel energético foi essa! Um plot interessante e original, já que, não era uma adaptação de nenhum gibi, e sim uma junção de personagens coadjuvantes das outras séries do Arrowverso, incluindo alguns vilões! O lance de viajar no tempo e resolver problemas foi interessante nas duas primeiras temporadas, mas na terceira já estava cansando. E com uma adição maior na comédia (me pareceu uma influência direta de Guardiões da Galáxia), creio que aqueles bons personagens, de um bom elenco, teve seu potencial desperdiçado. Mas LoT continua e agregou Constantine para o pior ou melhor. Só o fã mesmo irá dizer.

Leia: Que os Jogos Comecem

8 iZombie



Não sei se todo mundo sabe que iZombie é uma adaptação de HQ (sicero, nem eu sabia!), mostrando que nem só de super-heróis vive os comics! No entanto, a produção é muito diferente das páginas. De um sobrenatural meio nonsense, foi para um policial-mistério-drama-romance-comédia, algo muito parecido com o que fizeram com Lúcifer. Mas é bom dizer que a trama é até interessante, o elenco é bom, mas depois de quatro temporadas, se uma série não tiver um mitologia bacana, cai na mesmice. A quinta está mais do que assegurada. Mas provavelmente será para aqueles fãs de carteirinha!

7 Krypton



Estreou a pouco e promete. Com uma pegada Sci-Fi total, a história dos antepassados no nosso Clark/Kal-El, dá uma diferenciada nas séries HQs. A primeira temporada já traz várias referências ao nosso conhecido escoteiro, portanto, o fã mais desavisado não vai ficar tão perdido. E ainda serve de prequel para O Homem de Aço. A série tem recebido críticas um tanto ruins, verdade seja dito ela pode ter sim suas falhas, mas eu ainda aposto toda a minha coleção de kryptonitas em uma segunda temporada melhor! É esperar e conferir.

Leia: Meu Super Top 10

6 Raio Negro



Foi com surpresa que fiquei sabendo que produziriam uma série do Raio Negro. Mas a CW, casa oficial das séries DC - por enquanto - gosta de nos surpreender. E eles gostam de arriscar. Um herói não muito conhecido do grande público - mesmo para o decenauta - e negro, poderia não dar certo, mas graças aos Novos Deuses deu mais que certo! A DC teve que correr atrás mesmo. A Marvel já tinha Luke Cage na Netflix, a trilogia Blade - independente das críticas - foi um sucesso, e Pantera Negra é hoje... bem, O Pantera Negra! Com uma trama bem legal, e dentro de todo aquele contexto do Black Lives Matter, dá um outro tom pra série. Nenhuma é igual a outra, o que denota um amadurecimento para essas produções. Já tão demorando pra colocar ele em algum crossover!

Leia: Black Universe 

5 Supergirl



Se tinha uma série com tudo pra ser meia bobinha, voltada para um publico infanto-juvenil, me perdoem, era Supergirl. Fui ver pra matar a curiosidade e fomos surpreendidos mais uma vez! Nunca imaginei que aproveitariam personagens como Caçador de Marte ou Tornado Vermelho em uma série da prima do Superman. E que legal que fizeram isso. Tratam de preconceito, xenofobia e homossexualidade com propriedade e na era Trump, tornando tudo mais relevante ainda. Isso tudo é claro sem deixar o lado aventuresco, dramático, com toques de humor, romance e bastante FC. Quase que foi pra Zona Fantasma. Mas esse outro Deus Ex Machina que é a CW, foi o herói da vez! Tem fôlego pra mais e que venha!

Leia: Meu Top 10 Elas

4 The Flash



Essa nova série do homem mais rápido do mundo foi outro grande acerto da CW. E também de Greg Berlantti, que se mostra um grande fã de HQs, colocado carne e ossos em todos esses personagens. Acho que o grande lance da série é sua pegada científica; tudo tem base na ciência ou em teorias, dando um ar Sci-Fi bem legal! Mas tudo que é bom... Se na primeira temporada o objetivo era saber a identidade do vilão, na segunda... foi a mesma coisa. E na terceira também! Até o homem mais rápido se cansaria fácil dessas tramas repetitivas e, parece que por isso, na quarta, deram uma mexida nas coisas. Nada igual a primeira, mas quase lá. Por respeito a um dos mais tradicionais heróis dos quadrinhos, o mantive aqui. Por pouco não dou o lugar para Supergirl ou Raio Negro. Espero que os produtores tenham isso em mente para as próximas temporadas.

Leia: Mais Rápido Do Que Você Vai Curtir

3 Arrow



E foi aqui que tudo começou. Pra DC e creio que pra Marvel também! Quando ninguém esperava uma série do Arqueiro Verde, personagem cultuado, mas pouco conhecido, eis que chega Arrow! Caucado nos conceitos de Nolan para seu Batman, esse Arqueiro era mais realista, mais sombrio. Tudo bem que começou meio como uma novela das 7, mas depois que viram que podiam mergulhar bem mais nos quadrinhos, sem medo de ser feliz, é que a série deslanchou. Arrow e todas suas séries derivadas só fazem sentido se você considerar que realmente está lendo uma HQ! E é isso que vai fazer essa e outras produções por vir perdurar. Aceitem que dói menos!

2 Preacher



Nunca antes em qualquer realidade imaginei que teriam os colhões para levar  Preacher, seja para as telinhas ou para as telonas, como estão fazendo hoje. E ainda bem que estava errado! Assim como Lúcifer e iZombie, Preacher faz parte do selo Vertigo, que pertence a DC, e foi uma revolução no mercado dos comics! Enquanto os outros dois foram radicalmente mudados para se encaixar no gosto dos seus produtores, a saga do pastor Jesse Custer, sua namorada e parceira,Tulipa e vampirão Cassidy pela procura por Deus, tem sido uma das mais fiéis adaptações de uma HQ para a TV. E acho que é graças exatamente aos produtores que tem entre eles os próprios criadores do lance todo: Garh Ennis e do já lendário Steve Dillon. Preacher tem sido uma aula de como outros personagens do selo Vertigo poderiam ser adaptados. Houve críticas negativas quanto a mudança de características de alguns dos personagens - Tulipa é o maior exemplo - mas que só enriquece a obra. Tá esperando o quê para assistir!

1 Gotham



Sim, Gotham! Aqui vale o que falei sobre as séries do Arrowverso: você tem que assistir como se estivesse lendo uma HQ! E Gotham tem sido uma das mais belas traduções/homenagem a todo o universo do homem-morcego. E é impressionante que se possa fazer quatro temporadas - com a  quinta e última chegando - apenas com os vilões e personagens coadjuvantes da cidade dele sem que ele exista de fato ainda! Minha percepção da série: ela começou meio como mais uma série policial, baseando-se um pouco no Ano Um de Frank Miller, mas parece que teve uma virada ainda na primeira temporada. Dificilmente conseguiriam trabalhar personagens como Chapeleiro Louco, Sr. Frio, Hera Venenosa e alguns outros em um plot realista e sombrio. O jeito foi também mergulhar fundo nos comcs e misturar referências tanto da série dos anos 60, como dos filmes do Tim Burton e do Christopher Nolan. O elenco é ótimo - a despeito das críticas ruins - e, pela boa produção, merece estar aqui! Queiram alguns decenautas ou não!

Leia: Aqui é Gotham!

Deixem-me lembrá-los que isso tudo é apenas a opinião solitária deste que vos digita. Todos temos nossas preferências, e todos são livres para concordar ou discordar, firmê?

No mais, nos vemos por aí!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Meu Top 10 Elas

Meu Top 10 - O Morcego Em Carne e Osso