Meu Super Top 10


Por @AdamsDamas

Ainda na comemoração dos 80 anos do Superman, venho com mais uma post sobre o azulão. Afinal o primeiro dos primeiros tem sim que ser celebrado, quer você queira ou não marvete!

Creio que de uma forma ou de outra, não importa muito qual época, quem começa a ler quadrinhos de super-heróis, tem que (quase) obrigatoriamente ler alguma coisa do último filho de Krypton. E caso você seja um desavisado de tudo, tem um post logo ali pra começar a se inteirar.

Já esse é pra mostrar as principais produções televisivas e cinematográficas que foram feitas com o Super. Tentei me lembrar de todas e classifiquei minhas favoritas.

Você pode fazer a sua lista caso não concorde com esta. E se lembrar de mais alguma coisa que não coloquei aqui, deixe a dica nos comentários, sem problemas.

Para o alto e avante então:

10 Superboy

Primeira adaptação do garoto de aço para a TV. Interessante em certo ponto, trazia um Luthor ainda com cabelo; Lana Lang, a primeira namoradinha de Clark (hum... seria o nome Lois Lane pura coincidência?) e um Superboy já com o clássico uniforme. Pode servir como um ponto de entrada e acho que só.



9 As Novas Aventuras do Superman

Quem foi criança nos anos 80 deve se lembrar dessa animação exibida nas tardes ou nas manhãs do SBT. Produzida pela Filmation (a mesma de He-Man e Flash Gordon) era diversão pura, pelo menos pra mim. As histórias tinham uma leveza e uma inocência tipicas daquela época. Vale a pena matar a saudade.




8 Superman

Produzida nos anos 40 pelos lendários estúdios Fleischer, essa produção do azulão salta aos olhos de quem vê (assim eu acho) pela qualidade da animação, as cores, os movimentos... Era hiperduca de tão simples! Tinha no detalhe o emblema de 'S' com o fundo preto, o uniforme realmente original. Ah, serviu de inspiração para mais tarde Paul Dini e Bruce Timm produzirem  a antológica e definitiva série animada do Batman! É pra colecionador. Ambas!



7 Krypton

Acabou de estrear! A série não traz nosso Kal El, mas sim seus antepassados, mas precisamente seu avô Seg. É adaptada livremente dos próprios quadrinhos e do livro Os Últimos Dias de Krypton de Kevin J. Anderson. Não vou dar nenhum spoiler - mesmo porque estou assistindo - mas a produção do Sci - Fi Channel parece ser boa. Serve de prequel também para O Homem de Aço. É o mito do Superman indo além dele mesmo.

6

6 Superman - O Retorno

Apesar de bem intencionado, bem produzido, com bom elenco, e com direção de Bryan Singer, esse filme me pareceu meio deslocado. Era para ser um reboot/continuação dos dois primeiros filmes dos Super de Richard Donner. Poderia dar certo se tivesse... não sei bem o quê! Será que Singer se prendeu demais aos conceitos de Donner - já um pouco datados? Smallville, que ainda rolava, atrapalhou? Brandon Routh como Clark/Super - um desconhecido como era Christopher Reeve - até que convenceu; Kevin Spacey - ele mesmo - como Lex Luthor foi uma das escolhas mais acertadas para o papel; Kate Bosworth, que interpreta a Lois, parecia mais nova que Margot Kidder, mas vá lá... Dizem que faltou pancadaria, mas reclamam até hoje da pancadaria de Homem de Aço. Ficou pra história, para o bem ou para o mal.




5 Lois e Clark - As Novas Aventuras do Superman

Creio que ninguém esperava uma série exatamente como essa do Super, eu pelo menos não! Usando como base a reformulação  que John Byrne fez com o homem de aço, Lois e Clark dá destaque aos dois do título. Com uma Lois mais ousada e que não precisa que o Superman a salve, apesar de ele sempre aparecer; e um Clark mais Clark e nem tanto um Super, diria. Não que tenha ficado ruim, mas Dean Cain fugiu do que poderia ser considerado um padrão para qualquer Superman, mas Teri Hachter é considerada uma das melhores Lois já feitas. Foi sim uma boa adaptação do universo do Super. Ah, claro, o Luthor, de John Shea, estava ótimo também. Quer assistir? Assista sem compromisso algum.




4 Superman - a série animada

Uma das mais recentes adaptações animadas do Super, essa teve o privilégio de ter a mesma equipe da série do Batman, portanto, a mesma inspiração dos estúdios Fleischer. Caso nunca tenha visto - chegou de Krypton agora? - tem um ambiente mais aventuresco, e mesmo FC, do que sombrio. O ponto, ou um dos pontos, mais altos da série foi exatamente o encontro com o Cavaleiro das Trevas. E ambas as produções terminaram para dar vez a Liga da Justiça. Mas isso é outra história ou outro post!




3 Smallville

Umas da mais duradouras e bem-sucedidas adaptações do mito do azulão para as telinhas. Acompanhamos Clark Kent, que achava ser um simples filho de fazendeiros de uma cidadezinha no interior dos States até começar a desenvolver certas habilidades incomuns e descobrir sua verdadeira origem. Smallville trouxe vários excelentes momentos,  e gostem ou não, ela é cultuada até hoje. Teve sim algumas polêmicas recentes, mas aqui lembramos apenas das aventuras do Superboy que vale!




2 Homem de Aço

Esse sim foi o reboot-reboot com que a Warner/DC esperava que as pessoas esquecessem do Superman de Bryan Singer, para apostar suas fichas no Superman de Zack Snyder. Vindo de boas produções como Watchmen e 300, Homem de Aço sofreu influência direta desses dois e da trilogia do Batman de Christopher Nolan. Teve a pancadaria que todos pediram, mas parece que foi demais; Henry Cavill se provou um ótimo Clark/ Kal El; e o filme foi mais para o drama com toques sci-fi do que pra ação-aventuresca-descompromissada - e o Super sem a cueca vermelha - o que não agradou todo mundo. É sim mais realista e sombrio, mas o filme é bom. O que faltou, na minha humilde opinião, foi um Homem de Aço parte dois antes do famigerado - ou não - BvS. Ainda torço para alguma coisa na DC dar certo!




1 Superman - o filme e Superman 2

Esse sim está nos nossos corações e parece que não vai sair tão cedo - pelo menos, não do meu! Os dois juntos na mesma posição sim e por quê? Porque ambos foram filmados de uma vez só - como foi feito com O Senhor dos Anéis - e depois dividido. Se você ver um e depois o outro - eu recomendo - vai perceber isso. O primeiro filme de um super-herói que deu certo; trouxe inovações nos efeitos para a época; e claro o icônico tema do Superman por John Williams. Com um trio de protagonistas memorável - só temos Gene Hackman ainda entre nós - e direção e produção impecável de Donner, Superman é um marco até hoje. Difícil de acreditar, mas influencia outros filmes de SHs recentes. X-Men (com direção e produção de Bryan Singer) e Homem-Aranha (da trilogia de Sam Raimi) são alguns exemplos. Enfim, claro que Superman - o filme não teria agora o mesmo impacto que teve quando foi lançado, e quando eu assisti pela primeira vez com seis, sete anos, mas clássico é clássico! E sem ele, ou mesmo sem o Super, nós e o mundo nerd seríamos bem diferentes!




Todas essas produções só mostram o quanto o Superman e sua mitologia é totalmente adaptável a época em que se encontra. Se não fosse por isso ele não seria mais tão relevante.

Meus sinceros agradecimentos a Jerry Sigel e Joe Shuster

Clique em Superman para mais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Meu Top 10 Elas

Meu Top 10 - O Morcego Em Carne e Osso