Wakanda Forever!


Por @AdamsDamas

Nove anos depois de Blade outro filme de um super-herói negro das HQs - ambos da Marvel!! - chegou aos cinemas. O esperado Pantera Negra; o primeiro a ter sua própria revista, veio pra
quebrar mais paradigmas.

Diferente do Caçador de Vampiros, Pantera tem em seu elenco 90% de atores e atrizes negras semelhante aos filmes do chamado Blaxploitation nos anos 70 onde elenco e produção eram só de negros. No caso de Pantera Negra, Ryan Coogler, diretor também de Creed, assina mais essa produção Marvel.

E falando em Marvel, até nisso o filme é diferente. Tem momentos de humor, mas não apela pra comédia, não doura tanto a pílula nas cenas de violência e, ao contrário do que muitos esperavam - até eu mesmo, confesso - não é uma espécie de prequel de Vingadores - Guerra Infinita, a próxima grande produção da Casa das Ideias, com um easter egg a cada cena. O filme é do Pantera Negra e esse é o seu maior ponto positivo. E nem as cenas pós-créditos tem alguma grande revelação.

Mas não se enganem, o filme é bom. Pode não ter aquele baita roteiro, contudo, a história é bem contada, A trajetória de T'Challa, vivido por Chadwick Boseman, é bem parecido com a de Guerra Civil - e tem as mulheres!  As personagens interpretadas por Lupita Nyongo, Danai Gurira e Letita Wright não apenas roubam várias das cenas, como têm uma importância bem relevante na produção.

É claro que teve uma Angela Bassett, mas essa já está em outro nível, assim como Forrest Whintaker. Michael B. Jordan fez um vilão bem decente, se posso dizer dessa forma, o que pra um filme Marvel é grande coisa sim!

Outro ponto positivo do filme é a inversão que fazem no tocante ao racismo e a discriminação. Wakanda, país fictício e natal do nosso herói, fica no meio da África, contudo, é o mais avançado tecnologicamente do mundo. Mas só quem é de Wakanda sabe disso. Eles se fecharam temendo uma massiva exploração do país, principalmente do vibranium, e por isso se tornam xenófobos. E são dois personagens diferentes - Nakia, o interesse amoroso de T'Challa; e o vilão, Killmonger - que abrem os olhos do Pantera para que ele ajude tanto os wakandos quanto outras pessoas necessitadas pelo mundo. A grande maioria sendo negros e negras, claro! Como ele bem diz em seu discuro na ONU, o sábio constrói pontes enquanto o tolo faz barreiras, algo assim. Uma direta/indireta para você sabe quem.

Todavia, Pantera Negra tem um papel mais importante a cumprir que é abrir as portas da diversidade no cinema e no entretenimento da mesma maneira que Mulher-Maravilha e os novos Star Wars abriram as portas para as mulheres.

Há infelizmente uma minoria de heróis negros se compararem com os brancos. Mulheres também, mas já está crescendo. Contudo, tem pipocado um Luke Cage ali e um Raio Negro acolá o que já ajuda. E apesar do fracasso de bilheteria NOS ESTADOS UNIDOS de Liga da Justiça. foi importante ter um Ciborgue ali junto também.

Pantera Negra veio pra ficar. Os recentes recordes na arrecadação tem mostrado isso. Mas mais relevante que o sucesso de publico e critica é o impacto que Pantera tem causado no mundo. Tem várias pessoas fazendo esforços para levar crianças carentes - principalmente negras - para os cinemas apenas para ver T'Challa e compania. Ou seja, o Pantera Negra, um herói negro do continente africano está inspirando as pessoas a fazer o bem. Coisa que nem Superman ou Capitão América conseguiram.

Agora falta o próximo passo que é filmes e séries com super-heroínas negras! Material quase inesistente, tenho que dizer, mas o dia delas também está chegando.

WAKANDA FOREVER!

Clique em Pantera Negra para mais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Meu Top 10 Elas